sexta-feira 18.2.2011 - por Marcellye

15/03/2011 03:41

A Origem da vida

  *  Teoria da geração espontânea 

A ideia de que a vida pode surgir da matéria sem vida, ou seja, que seres não-vivos podem gerar seres vivos, é conhecida como teoria da geração espontânea.

Nem todos aceitavam a ideia da geração espontânea, e entre este grupo estava o italiano Francesco Redi.Muitos naquele tempo acreditavam que as larvas que surgiam na carne podre eram geradas espontâneamente. Redi afirmava que elas surgiam de ovos depositados por moscas sobre a carne.

Em 1668, Redi elaborou uma experiência para testar sua hipótese.Ele pôs carne em vários vidros. deixou alguns abertos e cobriu outros com um tecido fino de algodão, 
                                                                      

PORQUE COBRIR O VIDRO COM UM TECIDO? PORQUE NÃO USAR UMA TAMPA?
Simples. porque, para os defensores da geração espontânea, a presença de ar era fundamental para que o fenômeno ocorresse.

Já que as moscas não podiam entrar nos vidros cobertos, nestes as larvas não apareciam, comprovando que o ponto de vista de Redi estava correto.

   *Como tudo começou

 

  Houve um tempo em que não existia nenhum ser vivo no nosso planeta.Ele tinha uma temperatura tão elevada que impedia a manifestação de qualquer forma de vida. Isso aconteceu há 4,6 bilhões de anos, quando a Terra era um planeta recém-formado.
      Cerca de 600 milhões de anos depois, a Terra esfriou o suficiente para que o vapor de água se condensasse. Ocorreu-se então a presença de chuvas e a presença de muita água no estado líquido em nosso planeta.
       De acordo com a teoria de Oparin e Haldane, temos o esquema a seguir:

Este esquema mostra a teoria destes dois cientistas sobre a origem da vida na Terra.
   Eles achavem que a atmosfera da Terra primitiva era diferente da atual, ela seria constituída de gases como o metano, amônia e hidrogênio, além de vapor de água.
    Com a energia das descargas elétricas que vinham das tempestades, e a energia dos raios ultravioleta do Sol, os gases atmosféricosteriam se combinado e formado diversas substâncias químicas.entre estas estavam algumas que são muito comuns no corpo dos seres vivos, como açúcares, gorduras e proteínas.Estas são conhecidas como substâncias orgânicas.
      Levadas para os mares pelas chuvas, elas se combinaram, passaram por mais transformações e produziram novas substâncias químicas.
       Nesse momento, houve o aparecimento de uma substância capaz de se duplicar, uma espécie de gene primitivo.De acordo com Oparin e Haldane, estes genes primitivos se associaram a outras substâncias, como as proteínas. Dessa forma, teria surgido algoparecido com uma célula, só que muito mais simples.Uma spécie de bactéria mais simples do que as bactérias de hoje.
     Essa célula pode ter crescido, se reproduzido, e dado origem ao primeiro ser vivo do planeta.

      Ao longo de 3 bilhões de anos, surgiram novas formas de vida pelo processo de evolução.Não foram apenas os seres vivos que mdaram com o tempo. O ambiente físico do planeta sofreu muitas alterações, como a separação dos continentes, o nível dos mares se alterar.Vales e cadeias de montanhas se formaram, rios inundaram áreas anteriormente desertas.Vulcões entraram em erupção, meteoritos provocaram a formação de imensas crateras. Tudo isso afetou muito o clima e a evolução da vida, provocando a extinção de muitos organismos e formação de outros.
      Toda esta história da Terra é dividida em intervalos de tempo denominados eras, subdivididas em períodos. Veja a figura abaixo.

 exercícios:

Página 18 - do 1 ao 5

1. Como os cientistas conseguem estudar as células, que são tão pequenas?
   R: Eles utilizam microscópios para isso.

2. Todos os seres vivos são formados por muitas células? Explique.
   R: Não, pois existem bactérias unicelulares.

3. Você aprendeu neste capítulo o significado dos termos tecido, célula, sistema e órgão. Agora, copie as frases abaixo em seu caderno e substitus as letras entre parÊnteses pelo termo que completa cada uma delas corretamente.
    "Todos os seres vivos são formados por microscópicas unidades vivas: as (a). Essas unidades estão reunidas em grupos que executam certas funções, formando um (b), como a epiderme, por exemplo. 
       Um grupo de células se reúne com outros grupos e forma um (c), como o estômago. Este, por sua vez, faz parte de um conjunto mais amplo, conhecido como (d)."
   R: (a) = células
       (b) = tecidos
       (c) = órgão
       (d) = sistema

4.Por que dizemos que a célula é a unidade da vida? 
   R. Porque ela é uma unidade viva cuja ausência impede que um ser seja considerado um ser vivo.

5.Você aprendeu que a célula pode ser dividida em trÊs partes principais. Agora, em seu caderno, escreva o nome de cada uma, de acordo com a função que ela desempenha:
     a) controla a entrada e saída de substâncias
         
membrana plasmática
      b)contèm os cromossomos
          citoplasma
      c) contém as organelas
          núcleo

Página 26 - do 1 ao 10

1. Explique as três funções da nutrição
    R: crescimento, renovação do organismo e desenvolvimento

2. Em geral, as suas células não aumentam em tamanho. Então, como é possível que o seu corpo cresça?
    R: É possível que o nosso corpo cresça porque as células aumentam em número.

3. Explique o que é ciclo vital.
    R: É o ciclo da vida, ou seja, nascimento, crescimento e morte.
 
4. Você aprendeu neste capítulo o significado de vários termos: fotossíntese, respiração celular, clorofila, açúcar, nutrição autótrofa e nutrição heterótrofa.Agora copie as frases a seguir em seu caderno, e substitua as letras em parÊnteses pelos termos corretos.
   
"O processo peloqual os seres vivos consegues obter energia do alimento é chamado de (a) e o processo pelo qual as plantas produzem (b) utilizando gás carbônico e água é chamado de (c). Nesse último processo,a energia da luz é absorvida inicialmente pela (d).
       As plantas tÊm um tipo de nutrição especial, chamado de (e). Já os animais apresentam outro tipo de nutrição, a (f)."
       
R: (a) = respiração celular
            (b) = açúcar
             (c) = fotossíntese
             (d) = clorofila
             (e) = autótrofa
             (f)  = heterótrofa

 5.Que nome se dá a todas as transformações que ocorrem no interiorde um organismo?
       R: Metabolismo.

 6. Copie as frases a seguir em seu caderno, separando-as em duas colunas: na primeira, registre as que correspondem ao processo de fotossíntese. Na segunda, à respiração celular.

Respiração celular fotossíntese          
É realizada por animais e plantas   Não é encontrada nos animais
Produz gás carbônico Produz açúcar
Consome oxigênio ----------------------------------------

    7. O que são seres anaeróbios?
       R: São seres que não dependem do oxigênio para sobreviver.

    8. Copie em seu cadero somente as afirmativas verdadeiras:
      a) A glicose é o combustível do corpo
      b) Os animais dependem das substâncias orgânicas produzidas pelos vegetais
      c) A glicose é transfrmada em gás carbônico e água pela fotossíntese
      d) Ao contrário dos animais, as plantas ão reagem a estímulos
      e) Indiretamente, os animais dependem da luz do Sol para a sua alimentação
        
R: A glicose é o combustível do corpo
             Os animais dependem das substâncias orgânicas produzidas pelos vegetais
              Indiretamente, os animais dependem da luz do sol para a sua alimentação.

      9.Por que uma plana precisa de luz para crescer?
         
R: porque ela necessita de uz para realizar a fotossíntese. 

     
10. Explique o que é irritabilidade. Dê um exemplo de irritabilidade nas plantas.
        
  R: Irritabilidade é a capacidade que os seres vivos possuem de reagir a estímulos externos, por exemplo, a planta "dormideira", que fecha as suas folhas quando algo as toca.

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