11.3.2011 - por Marcellye
22/03/2011 02:04
Taxonomia - classificação dos seres vivos
A seção da biologia que cuida da tarefa de classificação dos seres vivos chama-se taxonomia.
Tradicionalmente, o ser hmano classifica os seres vivos de acordo com seus interesses práticos. Por exemplo: se eles são comestíveis ou não, se trazem benefícios ou prejuízos à humanidade, se são domésticos ou selvagens,etc.
A ciência da taxonomia, porém, agrupa os seres vivos por semelhanças no corpo e também no funcionamento e desenvolvimento do organismo, no modo de reprodução e até entre seus genes.
As semelhanças, e também as diferenças, tilizadas na classificação biológica dos seres vivos ajudam a entender como os diversos grupos evoluíram.A classificação, portano, procura mostrar as relações de parentesco evolutivo entre os seres vivos.
Observe o lobo e o cão pastor alemão. Eles são parecidos. Você sabe o por que?
Os cães surgiram, há cerca de 15 mil anos, por domesticação de antepassados dos lobos atuais . Por isso, os cães e os lobos são tão parecidos. O mesmo acontece com os gatos, eles são descendentes de gatos selvagens.
* os arquivos da vida
Inicialmente, os seres vivos foram reunidos em cinco grandes grupos chamados reinos. O reino animal, por exemplo, reúne algarismos pluricelulares que se alimenam de outros algarismos . Já no reino vegetal, encontramos organismos pluricelulares que fazem fotossíntese. Existe, então, uma diferença básica entre estes dois reinos: os animais são heterótrofos e os vegetais são autótrofos.
Um reino pode ser dividido em grupos menores, chamados filos. Cada filo, poir sua vez, pode ser subdividido em grupos menores, chamados classes, por exemplo: a classe das aves, dos mamíferos, anfíbios, etc. Cada classe é então dividida em ordens por exemplo, a ordem dos carnívoros, primatas, etc. As ordens são, por sua vez, separadas em famílias, como a família dos felídeos (gato, leão, pantera, puma, lince, onça, etc), a dos canídeos (lobo, raposa, cão, coiote, etc) entre outras. Cada família é composta por gêneros, como, por exemplo, o gênero Felis, que é composto pelo gato doméstico e pelo gato selvagem europeu. Ou também o gênero Panthera, do qual fazem parte o leão e a onça. Cada gênero, por fim, pode reunir várias espécies: no gênero Felis, temos as espécies Felis catus (gato doméstico) e Felis silvestris (gato silvestre).
—————
Voltar