1.3.2011 - por Bruna Pereira

22/03/2011 02:02

 

A evolução da célula

     O esquema acima representa a evolução da célula. No início, eram apenas coacervados. Após muito tempo, evoluíram para células capazes de reprodução. Esta célula sofreu invaginações. Ela continha mitocôndrias e moléculas. Era uma célula quimiossintetizante, ou seja, uma célula fermentadora. Por conter mitocôndrias, ela era capaz de respiração celular, produção de energia. Esta célula se transformau em uma célula eucariota, daa quais surgiram 3 dos cinco reinos, o animal, o funghi e o protista. 
   Para vermos a "criação" dos dois reinos restantes, temos de voltar ao início, aos coacervados. Depois de muito tempo, eles evoluíram para células também, que, mais tarde, tornou-se uma bactéria fotossíntetizante, que, a partir daí, tomou dois caminhos diferentes. Num deles, tornou-se uma alga metáfita, do reino vegetal. No outro, evoluiu para uma cianobactéria, e logo tivemos também o quinto reino, o das bactérias. 

—————

Voltar


Contato

turma 704

brasil, rio grande do sul, porto alegre, bairro cidade baixa, rua José Bonifácio, Colégio Militar de Porto Alegre (ver mapa no link "contatos", no menu de informações)