terça feira - 15.2.2011 - por Bruna Pereira

22/02/2011 17:17

EXERCÍCIOS:

1.SE VOCÊ FOSSE PROCURAR VIDA EM OUTRO PLANETA, QUE CRITÉRIOS USARIA PARA CONSIDERAR A POSSIBILIDADE DE HAVER SERES VIVOS NO LOCAL?
  R: Eu consideraria a existência de água, oxigênio, os gases da atmosfera primitiva e a sua estrela pequena e alaranjada.

2.COMO SERIA, PARA VOCÊ, O PRIMEIRO SER VIVO QUE APARECEU NO NOSSO PLANETA? 
 
R: O primeiro ser vivo a aparecer em nosso planeta foi uma célula.

3. EM SUA OPINIÃO, OS SERES VIVOS E AS CONDIÇÕES AMBIENAIS EM NOSSO PLANTA FORAMSEMPRE COMO VEMOS HOJE?
 
R: Não, pois ambos estão em constante mudança e evolução.


CRIAÇÃO DA VIA LÁCTEA

                         
Onde atualmente é a Via Láctea, anteriormente era uma grande "nuvem" de partículas de densidade infinita, que foram se agrupando e acabaram formando uma concentração de matéria que, mais tarde, acabou explodindo, no famoso Big Bang (do inglês, grande explosão). Formou-se então uma nuvem de hidrogênio, com estrelas massivas, que explodem em supernovas. As supernovas liberam no universo a matéria que formaram em seu núcleo. A matéria gerada na explosão vai tomando a forma de uma nebulosa, que mais tarde se tornaria a Via Láctea.

 

CRIAÇÃO DO PLANETA TERRA

                        
Com a Via Láctea e o nosso sistema solar já formados, o terceiro planeta mais próximo do Sol começou a ser criado. Recebeu um acréscimo de matéria, até se formar um proto-planeta. A sua crosta foi então recebendo minerais refratários, como silicato e ferro, enquanto a sua atmosfera primitiva tinha gases como o metano, hidrogênio, amônia, monóxido de carbono, gás carbônico e gás sulfídrico. Formaram-se então o núcleo terrestre (com o ferro derretido) e o manto (com o silicato). Mais tarde, o núcleo foi dividido em externo e interno, e a crosta terrestre começou a ser formada. A crosta, em constante mudança, teve em sua superfície a formação de vulcões, montanhas, lagos e oceanos. Esse processo durou aproximadamente 500 milhões de anos.

 

      

GASES DA ATMOSFERA PRIMITIVA:
CH4 = metano
H2   = hidrogênio
NH3  = amônia
CO   = monóxido de carbono
CO2 = gás carbônico 
H2S  = gás sulfídrico




 

 

—————

Voltar


Contato

turma 704

brasil, rio grande do sul, porto alegre, bairro cidade baixa, rua José Bonifácio, Colégio Militar de Porto Alegre (ver mapa no link "contatos", no menu de informações)